Hoje

12.00º < 16.00º
Sexta

12.00º < 15.00º
Sábado

13.00º < 16.00º
Domingo

15.00º < 17.00º
Segunda

15.00º < 18.00º
EN
ES
DE
PT
PT
Hoje

12.00º < 16.00º
Sexta

12.00º < 15.00º
Sábado

13.00º < 16.00º
Domingo

15.00º < 17.00º
Segunda

15.00º < 18.00º
EN
ES DE
Com um serviço de qualidade, oferecemos aos nossos clientes uma experiência de Observação de Cetáceos inesquecível.

Aqua Açores

Fundada em 1996 por uma família local, a Aqua Açores oferece aos seus clientes uma visão única do mundo enigmático dos cetáceos e da abundante vida marinha selvagem existente nas águas dos Açores.
A Aqua Açores mantém-se como um negócio familiar e com a preocupação em oferecer um serviço de observação de baleias e golfinhos de qualidade, baseada principalmente no bem-estar dos animais e do seu meio ambiente.
Somos apaixonados pela nossa ilha e cultura. Esperamos inspirar pessoas de culturas e origens diferentes a vivenciar connosco as maravilhas do nosso oceano e sensibilizá-los para a proteção deste meio, que partilhamos com estes maravilhosos animais.

Através do nosso trabalho procuramos:
- Proporcionar aos nossos clientes uma experiência inesquecível;
- Promover a sensibilização ambiental, com o intuito de motivar os nossos clientes e todos os que nos visitam para a conservação dos cetáceos e do seu meio ambiente;
- Colaborar com investigadores e promover o conhecimento sobre as baleias e os golfinhos ao público em geral.

Conheça a equipa

Miguel Chu
Skipper e Sócio-Gerente
Saber mais
Paula Dutra
Administradora e coordenadora de marcações e reservas
Saber mais
Mario Rui
Skipper
Saber mais
Eduardo Sousa
Skipper
Saber mais
Tiago Peixoto
Skipper
Saber mais
Michael Medina
Skipper
Saber mais
Paulo
Vigia
Saber mais
O seu objetivo é a prestação de um serviço de excelência na observação de cetáceos, baseado principalmente no bem-estar dos animais.
O Miguel tem trabalhado para garantir que a Aqua Açores promova experiências recreativas e educativas aos seus clientes, motivando-os para a conservação dos Oceanos.
Ele tenciona unir pessoas de várias culturas e origens para testemunharem e partilharem as riquezas do oceano Atlântico, ao largo da costa sul da Ilha do Pico, onde cresceu.
A Paula juntou-se à empresa em 2006; ela tem uma sensibilidade única para os nossos clientes, e um conhecimento excecional dos nossos cetáceos.
Ela é a primeira pessoa a quem se deve dirigir; organiza e coordena as marcações e reservas e cuida dos nossos clientes antes e depois das viagens. O seu objetivo é garantir que os nossos clientes são bem recebidos e que tenham uma experiência inesquecível.
Professor local de Biologia e Geologia, Mário nasceu em Angola e cresceu na Ilha do Pico. Ele trabalha com a Aqua Açores desde a sua formação em 1996. Ele irá guiar-vos durante a viagem onde partilhará a sua experiência e excecional conhecimento dos cetáceos dos Açores.
O seu objetivo é educar e inspirar as pessoas para a vida fascinante dos cetáceos e com o seu trabalho encoraja a comunidade local e regional a envolver-se na conservação dos cetáceos e dos Oceanos.
O Eduardo é um antigo baleeiro e pescador. É um skipper profissional com décadas de experiência e sabedoria.
Ele fez a simbiose do conhecimento e das experiências da antiga atividade baleeira e juntou-lhes a voz da sua consciência. Hoje em dia Eduardo trabalha para promover e proteger estes fabulosos mamíferos marinhos.
Descendente de antigos baleeiros e construtores navais. Tiago une a sua paixão pelo oceano à sua sensibilidade para com os animais. O seu objetivo é promover a proteção do ecossistema e dos animais.
O Tiago, com a sua experiência, leva-vos com total segurança ao encontro dos cetáceos no seu habitat natural.
O Tiago adora o seu trabalho. Para ele, todos os dias são especiais, pois, como ele afirma: “Tenho um encontro marcado com um Gigante!”
Descendente de baleeiros (avô e pai), o mar sempre o fascinou. Natural do Canadá, mas retornou ao Pico com apenas dois anos e depressa se rendeu aos mistérios que o mar esconde. Skipper e Nadador Salvador, juntou-se à equipa da Aqua Açores em 2012, que diz ser como uma segunda família e com quem tem aprendido imenso sobre os cetáceos. Quanto mais conhece estes enigmáticos animais mais compreende o quanto é importante preservar esta natureza intocável e proteger a tranquilidade com que os cetáceos nos recebem no dia-a-dia. Para ele, todas as viagens são diferentes e todos os dias são uma descoberta e uma aprendizagem constante.
Descendente de baleeiros e com um grande fascínio e respeito pelo mar, Paulo combina a sua paixão de observar baleias com os imensos anos de experiencia. Ele é o nosso indispensável guia dos skippers no mar. O Paulo tem imensas histórias para nos contar sobre as baleias e golfinhos que observa. Tem uma visão do mundo única devido à sua longa e vasta experiência na observação e compreensão do comportamento dos cetáceos.
A sua observação perspicaz e atenta do mar açoriano é extremamente precisa e crucial para a localização dos animais. Ele é, simplesmente, imprescindível!
A nossa equipa é composta por pessoas dinâmicas, entusiastas e empenhadas, de diferentes culturas, experiências e habilidades. Nós compartilhamos um objetivo comum e esperamos incentivar ainda mais a consciência na busca de proteger o nosso belo oceano e todos os seus habitantes, fornecendo uma variedade de experiências inesquecíveis de observação de cetáceos.

Vigias

A Aqua Açores garante, em todas as suas viagens, comunicação permanente entre o skipper e o vigia.
Num dia de boa visibilidade, o vigia consegue detetar a presença de cetáceos, até 18 milhas de distância da costa, e indicar a localização, via rádio, ao skipper.
A Aqua Açores possui três postos de vigia: na Queimada, a um quilómetro do centro da Vila das Lajes, que pela sua magnifica vista sobre o Oceano Atlântico, é um local que aconselhamos visitar; na Calheta de Nesquim; e em São Mateus.
Desta forma, a Aqua Açores garante uma maior supervisão da área da costa sul da ilha do Pico.

Junte-se a nós

Se partilhas a nossa paixão pelos cetáceos e és preocupado com a preservação dos oceanos, quer tenhas terminado um curso superior, técnico, mestrado ou simplesmente queiras voluntariar-te à nossa equipa, então junta-te a nós!
Para esse efeito dispomos dos projetos Eurodisseia e Estagiar e também o Voluntariado ou simplesmente envie a sua candidatura através dos nossos contactos.

Estágios

Eurodisseia www.eurodyssee.eu
O Eurodisseia é um programa de intercâmbio da Assembleia das Regiões da Europa (ARE) que oferece estágios, de três a sete meses, no estrangeiro aos jovens que estejam à procura de emprego e que tenham entre 18 e 30 anos. O objetivo é proporcionar aos jovens experiência profissional e simultaneamente dar-lhes a oportunidade de aprenderem uma língua estrangeira ou melhorarem o seu conhecimento dela.

Programa Estagiar www.estagiar.azores.gov.pt
O Programa Estagiar foi desenvolvido pelo Governo dos Açores através de um leque de programas de transição para a vida ativa de jovens em formação e recém-formados. Este programa alia as empresas/organizações, bem como os jovens que residem no arquipélago dos Açores.

Voluntariado

Programa de voluntariado dirigido a jovens voluntários que pretendem, através da prática de voluntariado, intervir de forma ativa na comunidade e simultaneamente adquirir competências.
Este programa, em Portugal, rege-se segundo a Lei Nº 71/98.

Duração do Voluntariado
De Maio a Setembro duração mínima de um mês com possibilidade de prolongamento.

No Mar
Guia de Bordo > Requisitos mínimos: Carta de Marinheiro e falar Inglês.
Skipper > Requisitos mínimos: Carta de Patrão Local; Experiência Prévia Comprovada.

Em Terra
Operador de Terra> Requisitos mínimos: Falar Inglês
Newsletter
Ilha do Pico
Arquipélago dos Açores
Pico
Gastronomia regional
O que visitar
Sobre
Aqua Açores
Conheça a equipa
Vigias
Junte-se a nós

Perguntas frequentes
Sobre os serviços
Dicas fotográficas